Agricultura orgânica é opção contra a mudança climática na Índia

(Foto: Pixabay)

Por causa dos impactos da mudança climática, agricultores indianos apostaram no manejo sustentável para garantir a produção da safra.

Eles começaram a gerar biogás a partir de estrume de vaca para fornecer energia limpa e a pasta residual para melhorar o solo no campo.

A mudança ajudou os produtores a pouparem dinheiro com o corte de fertilizantes químicos, reduziu o desmatamento e ajudou a restaurar a terra para reter mais água, minimizando o impacto da seca na plantação.

Segundo o agricultor Deepankar Mandal, ele pode passar quase duas semanas sem regar os campo, mesmo em períodos secos, devido a umidade retida no solo. Além de produzir mais alimentos.

Os benefícios são resultado de um trabalho de três anos de Susanta Mukherjee, cientista agrícola que trabalha com a Agência de Gestão de Tecnologia Agrícola (ATMA) da Índia, para ajudar os agricultores a adotarem a agricultura orgânica.

Cerca de 50 agricultores converteram as suas terras para a orgânica. A expectativa é que outros 40 comecem a conversão até o fim do ano.

** Com informações da Reuters