Alimentos orgânicos serão incluídos na merenda escolar de Petrópolis

(Foto: Unsplash)

O prefeito de Petrópolis (RJ), Bernardo Rossi, sancionou o projeto de lei que torna obrigatória a inclusão de alimentos orgânicos ou de base agroecológica na alimentação das escolas municipais.

O texto prevê a compra dos alimentos de agricultores familiares em processo de transição agroecológica, desde que situados no município, por meio de Chamada Pública, e a adoção de preços diferenciados, que pode ser até 30% a mais em relação ao produto similar convencional.

“A ideia é a de fortalecer a cultura familiar orgânica do município, já que a compra prioritária será dos produtores petropolitanos e de quem está na categoria do empreendedor familiar rural. Será necessária a certificação dos alimentos para garantir a qualidade dos produtos”, explica o prefeito Bernardo Rossi salientando a importância dos alimentos orgânicos no cardápio.

A inclusão dos orgânicos será feita de forma gradativa de acordo com o Plano de Introdução Progressiva de Alimentos Orgânicos e de Base Agroecológica, que definirá as estratégias e as metas.

Segundo a prefeitura de Petrópolis, o de Introdução Progressiva de Alimentos Orgânicos e de Base Agroecológica deverá ser organizado em até 90 dias e a lei será regulamentada em até 180 dias, a partir da apresentação do documento.

** Com informações da prefeitura e do Diário de Petrópolis