ANA lança mapa interativo de práticas agroecológicas

(Foto: Divulgação)

A Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) lançou o mapa interativo online Municípios Agroecológicos, que reúne mais de 700 políticas públicas de incentivo à agroecologia, agricultura familiar e segurança alimentar em 520 municípios brasileiros.

As políticas foram identificadas por meio de uma pesquisa feita entre agosto e outubro pela articulação, para dar visibilidade às soluções encontradas nos municípios onde foram implantadas políticas públicas, ações, programas e leis que estimulam e promovem a produção e distribuição de alimentos saudáveis.

O levantamento reúne iniciativas de comercialização, programas de compras públicas e auxílio a grupos produtivos femininos. Também se destacam as políticas criativas, como conversão de resíduos recicláveis em vales para compras em feiras da agricultura familiar, programas de garantia de alimentação a gestantes e população vulnerável.

O mapa é capaz de filtrar as iniciativas entre mais de 30 temas, por Estado. Os projetos apresentam fichas técnicas com informações como o bioma, a macrorregião, o Estado e o município onde ocorre, uma breve descrição da experiência e alguns dados sobre sua execução.

Este trabalho integra a campanha Agroecologia Nas Eleições, que busca, entre outros, o compromisso de candidatas/os nos municípios nestas eleições 2020.

Após as eleições, os compromissos assumidos com a agenda da agroecologia e da segurança alimentar e nutricional serão monitorados e as organizações da ANA seguirão suas atividades de incidência sobre as políticas locais.