Ana Maria Primavesi completa 99 anos e ganha site exclusivo

(Foto: Luiz Prado/ Reprodução Facebook Ana Maria Primavesi)

A líder do movimento agroecológico no Brasil, Dra. Ana Maria Primavesi, faz 99 anos hoje (03) e, em sua homenagem, um site dedicado à sua história e ao seu trabalho em agricultura orgânica é lançado. 

O site reúne, praticamente, todo o acervo da engenheira agrônoma e os textos escritos pela geógrafa e professora Virgínia Knabben, autora da biografia “Ana Maria Primavesi – histórias de vida e agroecologia”.

Em construção há dois anos, o site será composto por acervo, biografia, referências, livros, imprensa e curiosidades.

Estão disponíveis, por exemplo, artigos científicos e técnicos; textos em outros idiomas (alemão, inglês, francês e espanhol); as “Cartas da Fazenda”, que eram publicadas na extinta revista Guia Rural, e todos os livros de Primavesi.

Considerada ícone do movimento orgânico no Brasil, Ana Maria Primavesi nasceu em 1920 na Áustria. Junto com o seu marido Artur Primavesi lançou a Biocenose do Solo, o primeiro estudo brasileiro a analisar a importância do solo como organismo vivo, a relação entre seus componentes e com a planta.

Primavesi é a grande responsável por diversos avanços no estudo das ciências do solo, principalmente, no manejo solo e é uma das principais pesquisadoras da agroecologia e  da agricultura.

Além do seu trabalho acadêmico, ela é fundadora da Associação da Agricultura Orgânica (AAO) e dedicou seu tempo a praticar a agricultura ecológica e espalhar o conhecimento sobre a importância de unir agricultura a preservação ambiental.

Acesse o site: https://anamariaprimavesi.com.br/

** Com informações do Estadão