Banana orgânica resistente a fungos é lançada na França

(Foto: Pixabay)

Um novo tipo de banana orgânica está chamando a atenção dos franceses: a Pointe d’Or, que são cultivados de maneira agroecológica e são resistentes ao fungo Black Sigatoka.

A variedade foi apresentada por produtores estrangeiros no Salão Internacional de Agricultura, que aconteceu no fim de fevereiro na França.

Os pesquisadores da União dos Grupos Produtores de Bananas de Guadalupe e Martinica (UGPBAN) e do Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento (CIRAD) fizeram o cruzamento de mais de 2 mil variedades de banana para alcançar o resultado. O trabalho de pesquisa durou 20 anos.

Além da resistência ao fungo Black Sigatoka, muito presente em países úmidos, a nova variedade atende os critérios de produção, como produtividade, resistência ao transporte e sabor.

O UGPBAN e CIRAD já produzem a variedade de banana em 35 hectares e estimam que sejam produzidas de 1 mil a 1.200 toneladas em 2020. A expectativa do CIRAD é permitir que mais 600 produtores franceses também produzam a nova variedade de banana.