Brasil recebe primeira carga de vinhos orgânicos do Chile

(Foto: Ministério da Agricultura)

O Brasil recebeu a primeira carga de vinhos orgânicos certificados pelo Sistema Participativo de Garantia importados do Chile. 

A importação foi estimulada pelo Memorando de Entendimento firmado entre o Brasil e o Chile sancionado no início de maio e que permitiu o nivelamento dos requisitos de certificação de orgânicos entre os dois países.

Antes do memorando, as importações e exportações de orgânicos estavam restritas aos produtos certificados por auditoria. 

Pelo sistema de garantia, a responsabilidade da certificação é compartilhada entre os próprios produtores por meio de um Organismo Participativo de Avaliação da Qualidade Orgânica – OPAC. O sistema participativo também permite a divisão dos gastos, reduzindo o custo de produção.

Para a Coordenação de Produção Orgânica do Ministério da Agricultura, este é um momento histórico para o setor e uma oportunidade de abertura de novos mercados consumidor para a agricultura brasileira e chilena.

“Estamos fazendo história em relação ao reconhecimento do Sistema Participativo de Garantia da qualidade orgânica, porque outros países ainda não os reconhecem com qualidade comparativa à certificação por auditoria”, comentou Virgínia Lira, coordenadora de Produção Orgânica do Ministério da Agricultura.

** Com informações do MAPA