Certificação ainda é desafio da agricultura orgânica

(Foto: Freepik)

O ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, afirmou que as certificações, que asseguram a autenticidade da produção orgânica, são um desafio no agronegócio brasileiro, durante a feira de tecnologia agrícola, Agrishow.

Para Rodrigues, é uma ilusão de que toda a agricultura possa abdicar do controle de pragas e doenças por meio de agroquímicos. “Aliás, a produção orgânica também precisa de muita tecnologia. E o orgânico também não é livre dos riscos”, disse

Para que uma propriedade seja classificada como orgânica, ela deve passar por um procedimento e receber a aprovação de uma certificadora, credenciada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que analisa e assegura que o agricultor está obedecendo as normas da produção orgânica.

A certificação dos produtos pode ser verificada por meio de um selo fixo ou impresso nas embalagens. No caso das feiras, os agricultores devem apresentar uma Declaração de Cadastro,  que comprova a sua inscrição no MAPA, aos consumidores e a fiscalização.

** Com informações da Infomoney