Distrito Federal pode atingir autossuficiência de produtos orgânicos

(Foto: Unsplash)

A produtora orgânica de salgados com ingredientes veganos e hortifruti, Carla Burin, afirmou que o Distrito Federal está próximo da autossuficiência na produção orgânica e vegana, apesar de enfrentar desafios na exportação.

A produtora deixou de atuar no serviço público para ajudar a cuidar da propriedade da família e viu nos orgânicos uma oportunidade. Em entrevista ao programa CB.Agro, Burin disse que a propriedade passou pela conversão da produção convencional para a orgânica com a orientação da Emater-DF e do Sebrae.

Um dos grandes desafios que os agricultores familiares do DF enfrentam é a dificuldade de exportação para outras unidades do país, devido a logística.

“Nós temos procura da região Sul, do Rio de Janeiro e de Belo Horizonte, mas está meio parado por conta da logística de caminhões que saíam de Brasília para outros estados. Atualmente, há um custo elevado e pouca oferta deste transporte e distribuição”, explica Burin, que consegue levar os produtos apenas para São Paulo e Goiânia.