Epagri recebe prêmio de ecologia por produção de banana orgânica

(Foto: Pixabay)

A Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina recebeu o Prêmio de Expressão de Ecologia pelo projeto de Organização e Melhoria no Sistema de Produção Orgânica de Banana Prata.

O projeto engloba os municípios de Jacinto Machado, Praia Grande, Timbé do Sul, Ermo, Turvo e Santa Rosa do Sul, no extremo sul catarinense, em que são produzidos banana prata orgânica.

Cerca de 103 famílias são responsáveis pela produção em 450 hectares certificados pelo Ministério da Agricultura. Com a transição para a agricultura orgânica, as famílias deixaram de usar 337 toneladas de adubos químicos e 45 mil litros de agrotóxicos por ano.

O projeto teve apoio financeiro de R$1 milhão do Programa Santa Catarina Rural, para a capacitação dos agricultores e compra de novos equipamentos, como um caminhão refrigerado e canhões para pulverização de óleo mineral.

O investimento resultou no crescimento de 15% da produção e algumas das propriedades da região ultrapassaram a produção de cultivos convencionais.

** Com informações do governo de Santa Catarina