Espírito Santo lança primeiro milho totalmente orgânico

(Foto: Pixabay)

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) lançou o “ES-204 Imperador”, a primeira variedade de milho totalmente orgânico desenvolvida no Espírito Santo.

Atualmente, a maioria dos agricultores cultivam milho transgênico por ser a única semente disponível no mercado.

A espécie foi desenvolvida em mais de 30 anos de pesquisa do Incaper e de diferentes estratégias de melhoramento genético. Após anos de pesquisa, em 1990, a variedade foi introduzida no sistema de cultivo orgânico do Incaper e após 28 anos, surgiu o ES-204 Imperador.

Segundo o pesquisador do Incaper responsável pelos trabalhos, Jacimar Luis de Souza, o milho representa um importante resgate ao material genético.

“A preservação de variedades crioulas é fundamental na produção orgânica de alimentos, especialmente devido à grande perda de diversidade genética em diferentes espécies em todo o mundo”, acrescentou.

O ES-204 Imperador pode ser usado de três formas: como grão, consumido em espiga, e produção de biomassa, e tem um alto patamar de produtividade. A variedade pode produzir até 9.861 quilos de espigas e mais de 8 toneladas de grãos secos por hectare.

** Com informações do ES Hoje