Linhares ganha primeira feira agroecológica

(Foto: Seag)

Neste domingo (03), foi inaugurada a primeira feira agroecológica da cidade de Linhares, no Espírito Santo, um ponto destinado a venda de frutas, verduras e alimentos orgânicos e agroecológicos – dois sistemas de produção que não utilizam agrotóxicos.

Os alimentos serão comercializados por dez famílias de agricultores dos municípios de Santa Maria de Jetibá, Colatina e Linhares, que atendem às exigências da produção agroecológica.

Os vendedores se comprometeram a comercializar apenas produtos de produção própria e que não apresentam agrotóxicos, além de participarem do processo de capacitação e aplicação do manejo agroecológico do solo e da água.

Para o gerente de Agroecologia e Produção Vegetal da Secretaria de Estado da Agricultura (Seag), Aureliano Nogueira da Costa, a inauguração da feira é um importante passo para o crescimento de orgânicos no Espírito Santo. “O produtor rural agora tem mais espaço para vender seus produtos, em um ambiente diferenciado, com acesso ao consumidor”, afirmou.

Segundo a superintendente do Shopping PátioMix, Alessandra Bertolani, o número de consumidores que estiveram no lançamento da feira superou as expectativas. “Acredito que essa realização é um marco para Linhares. Estamos abrindo as portas do shopping para que a comunidade tenha acesso a produtos fresquinhos, saudáveis e direto do produtor”, ressaltou.

Atualmente, são produzidas três mil toneladas de produtos orgânicos, em média, por mês no Espírito Santo e existem mais de 50 pontos de venda no Estado, entre supermercados, feiras livres e feiras especializadas.

A Feira Agroecológica acontece todos os domingos, das 11 às 16 horas, no Shopping PátioMix Linhares – Avenida Cerejeiras, 300, Movelar, Linhares, Espírito Santo.

** Com informações do Vitória News