Hospital em Boston constrói fazenda orgânica no seu telhado

mudas de plantas
(Foto: Unsplash)

Mostrar que a alimentação é o principal remédio para uma vida saudável é a missão do Boston’s Medical Center (BMC), um hospital em Massachusetts (EUA) que transformou o seu último andar em uma fazenda de vegetais orgânicos.

O BMC, que atende, principalmente, pacientes de baixa renda e idosos, adotou a Despensa Preventiva de Alimentos, um esquema que ajuda pessoas mais pobres a terem acesso à alimentos de graça.

Com base no projeto, o diretor sênior de serviços de suporte do BMC, David Maffeo, teve a ideia de tornar o hospital um fornecedor de alimentos orgânicos para os próprios pacientes e para o projeto da despensa. 

Com um investimento de US$200 mil, o hospital reestruturou o telhado para cultivo em 2017. Os alimentos são cultivados em caixas de leite, irrigadas por um sistema de tubo de mangueira que passa separadamente por um dispositivo em cada caixa. O sistema de irrigação pode ser ativado por celular ou computador e para de funcionar quando detecta chuva.

Em um ano e meio, foram produzidos 2.600 quilos de alimentos. Desde então, a quantidade aumentou para 3.640 quilos de 25 tipos diferentes de vegetais e produtos para salada. No local, são produzidos desde tomates e cenouras até mel.

Além da produção, a área também ensina as pessoas sobre o papel da comida como um medicamento.

Segundo estimativas, a fazenda do Boston’s Medical Center pode durar até 40 anos.

** Com informações do Nature Products Global