Ministério da Agricultura quer colocar orgânicos na merenda escolar

(Foto: Zeca Ribeiro/ Câmara dos Deputados)

A ministra da Agricultura (MAPA), Tereza Cristina, afirmou que irá incentivar a produção de alimentos orgânicos nos municípios que os adotarem na merenda escolar.

Para isso, serão incentivadas as hortas comunitárias e até caseiras. “Queremos levar alimentos cada vez mais sadios às nossas crianças”, disse.

Cristina ressaltou que os prefeitos precisam usar os 30% previstos pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) para compra direta de produtos da agricultura familiar.

A ministra também pretende criar normas para facilitar o registro de produtos fitossanitários – usados no controle de pragas e doenças) aprovados para o uso na agricultura orgânica.

Também está prevista a criação de uma política pública de orgânicos para incentivar a produção no interior do país e a inclusão de hortaliças e frutas saudáveis no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que deve ganhar mais recursos do orçamento.

O Mapa também trabalha na criação do programa nacional de bioinsumos para o desenvolvimento de insumos apropriados à agricultura e pecuária orgânicas.

Segundo o Conselho Brasileiro da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), no ano passado, o mercado nacional de orgânicos faturou R$4 bilhões, resultado 20% maior do que em 2017.

** Com informações do MAPA