Paraná se consolida em certificação de propriedades orgânicas

(Foto: Freepik)

Das 16.249 propriedades certificadas de orgânicos, 2.402 estão no Paraná, estado com o maior número de propriedades no país, segundo dados do cadastro nacional de produtores orgânicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Em seguida, está o Rio Grande do Sul, com 2.362 unidades e São Paulo, com 2.147 propriedades.

Segundo a zootecnista e extensionista do Centro Paranaense de Agroecologia, Catia  Hermes, o programa Paraná Mais Orgânico foi determinante para que o estado tivesse o maior número de propriedades certificadas. Por ano, são produzidas mais de 130 mil toneladas de alimentos no estado.

O programa atende a todos os produtores que querem atuar com orgânicos, ao oferecer apoio técnico no cumprimento da legislação, adequação de práticas de manejo, assistência técnica, entre outros.

“O agricultor familiar produz em pequeno espaço e tem que gerar renda. Ele busca a agricultura orgânica não só pela saúde, mas também, como uma oportunidade de melhorar a qualidade de vida, inclusive no aspecto financeiro. Nesse sistema, o agricultor trabalha da mesma forma, com a vantagem de  agregar valor ao seu produto”, comemora.

** Com informações do Diário dos Campos