Paris inaugura primeira fazenda de orgânicos subterrânea

(Foto: Reprodução/ Facebook La Cavern)

Na garagem de um prédio de moradia popular nos arredores de Montmartre, em Paris, foi instalada a primeira fazenda de produtos orgânicos subterrânea da capital francesa.

Chamada de “A Caverna”, a fazenda é organizada em prateleiras de ferro e os cogumelos-ostra e os shitakes crescem em tijolos de substrato vegetal. Espera-se que sejam produzidos 50 toneladas de cogumelos e 300 toneladas de chicória por ano.

Antes da transformação do estacionamento, o local tinha vários problemas, como carros incendiados e muito barulho. A iniciativa recebeu aprovação dos moradores, passou por uma inspeção para ter certeza que não havia traços de poluição e foi certificada como agricultura biológica e livre de pesticidas.

Todos os alimentos produzidos são entregues de bicicleta para uma cooperativa orgânica, a distribuidores de cestas orgânicas e restaurantes. Os cogumelos, por exemplo, são colhidos de manhã e entregues no mesmo dia.

(Foto: Reprodução/ Facebook La Cavern)

Com a aprovação dos moradores locais, os agricultores conquistaram mais 4 mil metros quadrados do estacionamento.

O próximo passo é cultivar flores e plantas aromáticas no primeiro subsolo e  compartilhar o espaço com empresa de entregas por bicicleta, de pequenos caixotes de compostagem urbana e de cultivo de algas.

A região de Montmartre tem se destacado por colocar em prática projetos de economia ética, como o espaço La Recyclerie, que une restaurante, local de debates e convivência, com áreas de aquaponia e apicultura.

Conheça mais sobre a iniciativa em: https://lacaverne.co/

** Com informações do Rfi