Pesquisa francesa aponta que orgânicos em escala atingirá €15 bi em 2022

mostrar um supermercado de orgânicos
Imagem ilustrativa (Foto: Pixabay)

Um estudo do Instituto Xerfi Precepta concluiu que se a produção continuar crescendo no mesmo ritmo, é altamente provável que os produtos orgânicos apareçam em todas as prateleiras de supermercados e hipermercados na França em 2022.

Hoje, os supermercados e hipermercados franceses representam 52% do mercado orgânico e registraram um crescimento de 235% entre 2010 e 2019. Os grandes centros de distribuição ultrapassaram os varejistas especializados em 2018.

A expectativa é que o setor atinja 15 bilhões de euros, nos próximos quatro anos, o que representa um aumento de 50% em relação a 2018.

O estudo alerta que essa mudança de escala pode tirar a agricultura orgânica de seus valores originais, pois o setor seria engolido pelas principais marcas da agricultura e supermercados convencionais.

Neste cenário, os supermercados teriam um crescimento de cerca de 17% nas vendas de orgânicos em 2022, causando uma desaceleração regular no crescimento da rotatividade de marcas especializadas, que pode ser de 5% no mesmo ano