Prefeitura de Macapá cria orientação para cultivo de orgânicos

(Foto: pixabay)

Técnicos da Prefeitura de Macapá, no Amapá, começaram a orientar a população sobre como fazer uma pequena horta caseira de orgânicos com baixo custo. A iniciativa integra a Horta Vitrine da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec).

“Não precisa muito para cultivar hortaliças. Sem falar que poder consumir alimento fresco e sem agrotóxicos, não tem preço”, afirma Cícero Matias, técnico responsável pela Horta.

Os técnicos orientam qual a melhor opção de horta para o espaço disponível em cada residência ou pela quantidade que a pessoa quer cultivar. Em seguida, as sementes são plantadas e em período de 25 a 30 dias, que varia de acordo com a espécie cultivada, a muda estará pronta para ser transportada para o canteiro ou vaso.

Para evitar a presença de pragas e fungos, o técnico agrícola ensina receitas caseiras e assim, o cidadão não precisa se recorrer a agrotóxicos.

“É simples espantar os insetos e evitar fungos, usamos uma mistura feita com sabão em pó e tabaco, para cada 20 litros de água, utiliza-se um copo americano de sabão em pó e um pacote de tabaco, deixa dois dias descansando, depois é só coar e borrifar na planta uma vez por semana”, explica Cícero.

As pessoas interessadas em ter mais informações de como fazer uma horta, basta visitar à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec), na Rua Manoel Eudóxio Pereira, nº 2438, bairro Trem, das 8h às 12h.

** Com informações da Prefeitura de Macapá