Quase um quinto dos produtos alimentares lançados na Europa é orgânico

(Foto: Freepik)

O número de lançamentos de alimentos e bebidas orgânicos na Europa aumentou de 9% para 17% nos últimos dez anos, revela o estudo Global New Products Database da Mintel.  

A França possui 22% dos lançamentos orgânicos. Seguida pela Alemanha (20%) e a Espanha (9%). Entre os consumidores na França, Alemanha, Itália, Espanha e Polônia, a geração Y (entre 25 e 34 anos) e a geração Z (entre 16 e 24 anos) são as que mais compram esses alimentos.

Desses cinco países, os millennials italianos têm mais probabilidade (87%) de compra, seguidos pelos alemães (86%), espanhóis (85%) e franceses (81%). Na Polônia, a geração Z é a mais interessada pelos orgânicos.

Além disso, os consumidores jovens também têm maior probabilidade de pagar preços mais altos por produtos que não foram produzidos com agrotóxicos. 

No restante do mundo, a variedade maior de produtos orgânicos também cresceu. Nos últimos 10 anos, houve um aumento de 6% na América do Norte. Na Ásia, América Latina, Oriente Médio e a África tiveram menos de 4% dos lançamentos.

“Embora os produtos orgânicos entrem totalmente nos canais principais e continuem ganhando força com os compradores, o segmento orgânico ainda oferece oportunidades de inovação em várias categorias de alimentos e bebidas”, analisa Katya Witham, analista global de alimentos e bebidas da Mintel.

** Com informações do Natural Products Global