Quatro desafios da indústria global de orgânicos

(Foto: NeONBRAND/ Unsplash)

Mesmo com o sucesso crescente do setor de orgânicos no mundo, a indústria precisa enfrentar os principais obstáculos, se não pode diminuir as perspectivas futuras de crescimento, disse Amarjit Sahota, fundador da Ecovia Intelligence, durante o Congresso Biofach.

Nos últimos 30 anos, o valor da indústria global de orgânicos passou de US$ 2-3 bilhões para US$100 bilhões.

Sahota destacou quatro obstáculos do setor:

– Demanda concentrada: Atualmente, o G7 é responsável por dois terços das vendas mundiais de orgânicos e é preciso expandir a oferta desses produtos para um público maior.

– Oferta está perdendo demanda: Nos últimos 14 anos, as vendas de alimentos orgânicos aumentaram 300%, enquanto o crescimento em terras agrícolas orgânicas foi inferior a 200%. Se o mercado continuar a crescer neste nível, a produção não será suficiente, como já é visto nos Estados Unidos e na Europa, onde a demanda supera a oferta.

– O poder da marca própria: “Além de eliminar marcas orgânicas pioneiras, a tendência para marcas próprias orgânicas significa que grandes redes de supermercados comandam uma parcela ainda maior – e controle – do mercado. Então, é uma tendência, mas também é um desafio”, diz Sahota.

– Rótulo ético: Atualmente, existem cerca de 200 rótulos ecológicos, para cada permutação de atributos éticos ou de sustentabilidade. Então o setor de orgânicos precisa se encontrar e estabelecer os valores que devem representar melhor a indústria entre os consumidores.

** Com informações do Natural Products Global