São Paulo cria grupo para fomentar produção de orgânicos

caixotes de maçãs em feira
(Foto: senivpetro/ Freepik)

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo instituiu um Grupo Técnico de Trabalho para fomentar a cadeia de produção paulista de alimentos orgânicos e tornar o estado em um dos principais ecossistemas agro do Brasil.

Atualmente, São Paulo é o terceiro estado com a maior produção de alimentos orgânicos, com 2.253 unidades de produção, segundo o Ministério da Agricultura (Mapa).

O trabalho do grupo consiste na identificação e no desenvolvimento de possíveis demandas de projetos ou convênios; analisar o enquadramento das demandas na agricultura orgânica, identificar e estabelecer parcerias; buscar recursos para o desenvolvimento das propostas; acompanhar a implantação e implementação de projetos; e promover a capacitação do corpo técnico da Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

Além disso, o novo grupo também será responsável por garantir o acesso de pequenos e médios produtores às políticas públicas, fomentar estudos técnicos, pesquisas e debates.

Segundo o assessor do Gabinete da Secretaria, Edwin Montenegro, a prioridade inicial é aumentar a produção de insumos orgânicos, “que não estão sendo supridos pela produção do Estado”.