São Paulo lança semente de milho exclusiva para produção orgânica

(Foto: Unsplash)

O Governo de São Paulo anunciou o lançamento da variedade AL Paraguaçu, uma semente de milho certificada e exclusiva para a produção orgânica.

A semente de AL Paraguaçu tem aspecto de grão semiduro e alaranjado, múltiplo uso, adaptabilidade a diversas regiões produtoras do País, estabilidade e bom teto produtivo (pode chegar a 6.000kg/hectares); colmo mais grosso (o que o torna resistente a acamamento e quebra), folhas bem eretas e altura média de dois metros.

Segundo os extensionistas que trabalharam no desenvolvimento, a qualidade do milho orgânico é a mesma do milho convencional.

Desenvolvida pelo Núcleo de Produção de Sementes – Fazenda Ataliba Leonel, principal unidade produtora de sementes do Governo do Estado, a semente foi cultivada de acordo com as normas da principal certificadora da América da Latina, o IBD, para atender o crescimento da demanda por insumos orgânicos.

Esta não é a primeira tentativa da secretaria em desenvolver uma semente orgânica. O Governo já havia lançado uma versão da variedade AL Avaré, principal semente de milho para plantio convencional, produzida em uma pequena área orgânica.

A partir de setembro, a Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável colocará à disposição dos produtores rurais duas toneladas de sementes do AL Paraguaçu, com a mesma política de preço acessível das variedades produzidas no sistema convencional.

** Com informações do governo de São Paulo