Sebrae e Embrapa criam projeto para dar visibilidade a produtores orgânicos

agricultor faz manejo do solo
(Foto: Jed Owen/ Unsplash)

O Sebrae e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) criaram o projeto “Produtos Agroalimentares Diferenciados” (PADs). A iniciativa pretende dar mais visibilidade, fomentar a competitividade e o desenvolvimento sustentável de pequenos negócios agrícolas.

O projeto quer incentivar o consumo de alimentos orgânicos e agroecológicos (frutas, verduras e hortaliças), e alimentos com qualidade diferenciada e tipicidade, como um doce de umbu artesanal produzido no interior do nordeste brasileiro.

O plano de trabalho do PADs também prevê ações como levantar informações sobre a produção, a distribuição e o consumo desses alimentos, bem como a criação de ferramentas para conectar estes segmentos e dar maior visibilidade aos produtos.

Após o levantamento, serão implementadas dinâmicas voltadas a promover maior conectividade e proximidade entre produção, mercado e consumo, considerando os diversos atores (agricultores, associações, cooperativas, agentes ATER, agroindústrias, varejo de produtos agrícolas e de gêneros alimentícios, estabelecimentos de alimentação fora do lar, consumidor final) e os vários fatores que interferem nessa relação.

Em termos de resultados, será organizado um banco de dados georreferenciados e integrados, criando um espaço para fortalecer redes de produção e consumo, na forma de mapas de oportunidades em plataformas digitais.

“O PADs nos traz a oportunidade de rastrear e conhecer melhor a riqueza da nossa agricultura. O Brasil é referência mundial pela diversidade de alimentos produzidos, nesse contexto os pequenos negócios têm papel fundamental na garantia da segurança alimentar da população, na geração de emprego e no fortalecimento da economia”, afirma Newman Costa, analista da unidade de competitividade do Sebrae.

Inicialmente, o PADs está em execução em três estados: Alagoas, Sergipe e Pernambuco. Os lugares foram escolhidos em razão do potencial gastronômico e turístico, além da carência de políticas públicas voltadas para inovação na agricultura.

De acordo com o chefe geral da Embrapa Alimentos e Territórios, João Flávio, o projeto do PADs irá beneficiar os pequenos negócios ao facilitar a comunicação entre produtores e consumidores.

“Além disso, o projeto nasce em um contexto que cada vez mais as pessoas buscam alimentos através de aplicativos. Com a criação da plataforma digital do PADs, vamos possibilitar que milhares de pessoas tenham acesso a alimentos especiais, com características de produção e regionalidade que os tornam únicos. Sem dúvida, isso vai potencializar o crescimento dos pequenos negócios”, pontuou.