Setor de orgânicos bate recorde no Canadá

(Foto: NeONBRAND/ Unsplash)

O mercado de alimentos e bebidas orgânicas atingiu 2,6% do mercado total do Canadá, segundo a Associação de Comércio de Orgânicos do Canadá (COTA).

A pesquisa, conduzida pela Technomic, estima em 555 milhões de coroas suecas (US$425,1 milhões) o mercado de foodservice canadense no ano passado, sendo 74% desse valor gerado pela venda de alimentos e 26% de bebidas.

Segundo a COTA, os agricultores canadenses estão adotando cada vez mais métodos sustentáveis e orgânicos para atender o crescimento da demanda.

“Os números falam por si, com o mercado canadense avaliado em 5,4 bilhões de dólares. Mais do que nunca os canadenses querem alimentos produzidos de forma sustentável que evitem conservantes, fertilizantes sintéticos e ingredientes artificiais e geneticamente modificados. Os consumidores querem confiar nos alimentos que comem e entender a origem e o efeito de suas escolhas alimentares”, explica Tia Loftsgard, diretora executiva da COTA.

No início do mês, o governo canadense anunciou um financiamento de US$8,3 milhões para a Federação Orgânica do Canadá investir em pesquisas para melhorar a produção, como gestão da fertilidade, a saúde do solo e a avaliação dos impactos ambientais das práticas agrícolas.