Universidade cria ferramenta digital para feiras orgânicas em Santa Catarina

(Foto: Reprodução)

Pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) criaram o Mapa da Rede de Cidadania Agroalimentar (RCA), uma ferramenta para estimular a troca de informações e o acesso a alimentos orgânicos e agroecológicos.

A nova ferramenta oferece um mapeamento, que indica pontos de venda e de produção de orgânicos em Florianópolis. As informações serão atualizadas bimestralmente.

Para fazer parte da plataforma, é preciso cumprir algumas especificações, como conter, no mínimo, três estabelecimentos envolvidos no ciclo de produção e/ou venda, e ter uma distância máxima de 250 km entre produtor e consumidor final.

A plataforma está disponível online.

Incentivos a cadeia orgânica

O mercado de orgânicos está em expansão em todo o país. Atualmente, Santa Catarina é o quarto maior produtor do Brasil, com 1.275 Unidades de produção orgânica e mais de 700 propriedades em processo de certificação.

Para desenvolver a cadeia, o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, apresentou o Programa Agroconsciente, uma nova diretriz estadual para desenvolver políticas públicas e ações voltadas para o setor agropecuário.

A Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) lançou o Tomatorg, um sistema orgânico de produção de tomate, capaz de aumentar em quase três vezes o lucro do produtor orgânico.

** Com informações do Hypeness