Universidade de Mato Grosso do Sul terá mercado de orgânicos

(Foto: Divulgação)

Está em construção na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), o Centro de Estudos e Comercialização da Produção Orgânica e Agroecológica da Agricultura Familiar, também chamado de Mercado Escola. A instituição será a primeira de ensino superior a ter um mercado escola dentro do campus.

A iniciativa pretende ampliar o acesso e a organização da cadeia produtiva de agricultura familiar pelas famílias atendidas pela Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Universidade (ICTP-UFMS).

O espaço terá atividades voltadas à educação e pesquisa para ensinar boas práticas, serão instalados laboratórios que subsidiarão estudos para aprimorar as técnicas de cultivo e o desenvolvimento de produtos, laboratório de controle de qualidade e cozinha. A estrutura ainda contará com 23 box disponíveis para a venda de produtos produzidos por pequenos agricultores.

Até o momento, 60% do projeto já está concluído. A expectativa é que as obras do Centro de Estudos e Comercialização da Produção Orgânica e Agroecológica da Agricultura Familiar sejam finalizadas até julho de 2021.