Venda de alimentos orgânicos dobra em relação aos convencionais nos EUA

(Foto: Unsplash)

As vendas de frutas e legumes orgânicos cresceram 5% em 2019, mais do que o dobro do valor registrado dos convencionais, que registraram um aumento de 2%.

O resultado foi apresentado no Relatório de Desempenho de Produtos Orgânicos de 2019, divulgado pela Organic Produce Network e Category Partners. O levantamento analisou os dados da Nielsen sobre as vendas e estabelecimentos de alimentos do varejo nos Estados Unidos.

De acordo com o relatório, o volume de frutas e vegetais orgânicos frescos aumentou 4,6%, enquanto os convencionais cresceram menos de 1%. O volume de vendas orgânicos atingiu US$5,8 bilhões em 2019, novo recorde da categoria no varejo.

“A taxa de crescimento diminuiu um pouco em relação aos anos anteriores, mas há todos os motivos para acreditar que o crescimento de frutas e vegetais orgânicos continuará superando os produtos convencionais”, analisa Matt Seeley, CEO da Organic Produce Network.

As saladas embaladas geraram quase 20% do total de vendas orgânicas no varejo, as frutas combinadas adicionou 15% e as três principais categorias orgânicas (bananas, cenouras e maçãs) geraram 41% do volume total.

A pesquisa também constatou que houve um aumento de produtos orgânicos na Região Nordeste dos Estados Unidos, que se tornou a segunda região mais forte para orgânicos, com um volume acima de 6%.

Em todas as regiões do país, os orgânicos estão gerando lucro para os varejistas. Segundo o vice-presidente sênior de Insights e Inovação da Category Partners, Steve Lutz, o maior desafio e oportunidade para o setor é ampliar as categorias de alimentos orgânicos encontrados no varejo.

“As dez principais categorias orgânicas em produção movimentam quase 70% do volume. Essas mesmas categorias contribuem apenas 53% para o volume total convencional e geram 61% do total de dólares, contra apenas 38% nas convencionais”, disse.

O Relatório de Desempenho Orgânico 2019 completo está disponível no site da Organic Produce Network em https://www.organicproducenetwork.com/education