A dependência de insumos do agronegócio e a crise do Coronavirus

(Foto: Pixabay)

** Por Eduardo Azeredo e Equipe Agrosuisse

O desenvolvimento do agronegócio brasileiro está diretamente relacionado ao uso de insumos agrícolas. Em relação à produção vegetal, os principais insumos utilizados são fertilizantes e agrotóxicos. Os principais fornecedores desses insumos estão fora do território nacional.

Essa dependência pode ser demonstrada com os dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), onde os principais fornecedores de fertilizantes para o Brasil em 2019 foram a Rússia, Canadá e China. Os três principais nutrientes fornecidos (nitrogênio, fósforo e potássio), aquele que o Brasil mais importa é o Potássio, com importação de 97% do consumo brasileiro, seguido do nitrogênio (87%) e fósforo (83%) (Associação dos Misturadores de Adubo do Brasil, 2018).

Já em relação aos agrotóxicos, segundo dados da Secretaria de Comercio Exterior e dados do IBAMA, em 2018 os principais fornecedores foram os Estados Unidos, China e Índia. A importação dos produtos utilizados no Brasil corresponde cerca de 60% do uso nas lavouras.

Na crise sanitária da pandemia do Coronavírus que o planeta vive, o fornecimento desses insumos pode ser ameaçado devido às restrições relativas a sua produção (com fechamento ou diminuição do ritmo de produção de indústrias) e a restrição de circulação impostas pelos governos.

Como forma de diminuir essa dependência, a agricultura deve ser cada vez mais guiada pelos princípios da Agroecologia, o qual um dos pilares é a promoção do desenvolvimento de insumos dentro de porteira, tais como composto orgânico, bokashi, extratos vegetais, microrganismos eficientes, microrganismos entomopatogênicos, banco de sementes de adubo verde, entre outros. Com isso, além da independência e diminuição dos riscos do produtor, é proporcionada a sustentabilidade no campo.

** Eduardo Azeredo é Engenheiro Agrônomo


Artigo- Este artigo reflete a opinião do autor e não do Organics News Brasil. O portal não se responsabiliza e nem pode ser responsabilizado pelas informações acima ou por prejuízo de qualquer natureza em decorrência dessas informações.