A Importância do acompanhamento da qualidade do solo

(Foto: Pixabay)

** Por Eduardo Guimarães, da Agrosuisse

Avaliar a qualidade do solo é fundamental para que se possa extrair o máximo potencial de uma área que se quer produzir. Segundo a Embrapa, a análise do solo é o principal instrumento para o diagnóstico da fertilidade do solo, permitindo a recomendação das quantidades de adubos e calcário necessárias para obter rendimentos elevados das culturas.

Paisagens como a da figura abaixo, com falhas da produção na área, são comuns quando não são aplicados princípios básicos de monitoramento dos indicadores químicos, físicos e biológicos.

Umas das ações mais praticadas é a análise de química (fertilidade) e física do solo, porém existem outras avaliações técnicas que contribuem para o monitoramento a fim de corrigir possíveis falhas ou impactos negativos na produção como:

Avaliação de plantas espontâneas (quantidade, espécies e as mudanças ao longo dos anos) – É fundamental para entender a mudança do solo em questão. As plantas espontâneas traduzem bem a condição do solo conforme sua adaptabilidade e a necessidade por determinadas características para o desenvolvimento.

Identificação de matiz do solo – A cor do solo está diretamente relacionada as suas propriedades químicas e físicas e a composição biológica e mineralógica. Ela é uma propriedade física que expressa diversas informações sobre o solo. A mudança da cor pode ser uma resposta a mudanças de relevo, vegetação, profundidade, clima, aeração, material de origem, grau de intemperismo, mineralogia e concentração de matéria orgânica.

Níveis de compactaçãoavaliação de desempenho das culturas anteriores, assim como outras práticas são utilizados também para monitoramento e avaliação do solo.

Sistemas de produção orgânicas e sustentáveis estão usando cada vez mais essas alternativas de análises e diagnósticos das áreas, algumas vezes pela simplicidade, outras pelo baixo custo que elas representam, mas ainda pela eficiência na tomada de decisões.

Seja qual for a prática e tipo de análise a ser usado, o que importa é que para obter bons e resultados perduráveis, o produtor precisa monitorar e planejar as operações a fim de garantir a produtividade e a qualidade final das lavouras.


Artigo- Este artigo reflete a opinião do autor e não do Organics News Brasil. O portal não se responsabiliza e nem pode ser responsabilizado pelas informações acima ou por prejuízo de qualquer natureza em decorrência dessas informações.