Casamento sustentável: tendência que ajuda o meio ambiente

(Foto: Reprodução)

**Por: Jeane da Costa

Nada de chatice ou moda passageira. A sustentabilidade já chegou aos casamentos e, ao que tudo indica, veio para ficar. Os chamados casamento “eco friendly” reservam conceitos de preservação à natureza que vão do convite à lembrancinha, com grande destaque para a criatividade na reutilização de materiais.

Os noivos que desejam impressionar os convidados com essa filosofia devem cuidar de cada detalhe, começando pela escolha do espaço. Cerimônias durante o dia, aproveitando a luz natural, combinam muito com essa ideia. Sítios e praias são as melhores pedidas para promover a sinergia com o meio ambiente.

Nesse contexto, a decoração é o grande diferencial. Nada de defender um evento sustentável apresentando aos convidados pratarias, cristais, espelhos ou outros objetos suntuosos. O casamento eco friendly preza, acima de tudo, pela simplicidade.

Logicamente, também não pode ser simplório. O segredo é usar a criatividade para reaproveitar materiais e transformar o que seria descartado em objetos românticos, artesanais. Dá muito mais trabalho porque exige cuidados manuais, delicados. Cada detalhe importa. Mas, o resultado impressiona e compensa.

O conceito está baseado em três “R”: reduzir, reutilizar e reciclar. O objetivo é mostrar aos convidados a necessidade de produzir menos lixo, reutilizando e reciclando. Entre os materiais mais utilizados estão garrafas de vidro, caixas de madeira, latas, potes. Tudo é incorporado à paleta de cores do casamento para personalizar.

Além de reaproveitar materiais usados, outra grande tendência é incluir objetos pessoais na decoração, como livros, quadros e móveis, que além de compor o ambiente criam um evento mais intimista e aconchegante, já que carrega a história do casal. A opção por flores orgânicas, de produtores locais, e a substituição de luzes por velas são maneiras de incrementar ainda mais o conceito.

E, o melhor de tudo é que, ao final do evento, os materiais são reaproveitados em outros casamentos com a mesma filosofia. Afinal, tudo se transforma, ganhando novos ares e aplicações. Agradecem os noivos, convidados e, principalmente, o meio ambiente.

** Jeane da Costa é formada em propaganda e marketing pela ESPM e pós-graduada em gestão de negócios pela Fundação Getúlio Vargas. Decoradora profissional e fundadora da The Story Box.


Artigo- Este artigo reflete a opinião do autor e não do Organics News Brasil. O portal não se responsabiliza e nem pode ser responsabilizado pelas informações acima ou por prejuízo de qualquer natureza em decorrência dessas informações.