BiO2 investe em delivery para enfrentar crise

(Foto: Divulgação biO2)

Pequenas, médias e grandes empresas têm enfrentado dificuldades e precisam se reinventar neste momento, principalmente, para lidar com as consequências da pandemia de Covid-19 no Brasil. 

O Organics News Brasil conversou com o CEO e fundador da biO2, Leandro Farkuh, sobre os efeitos do Coronavírus 

ONB: Como a biO2 está lidando com os impactos do vírus?

Leandro Farkuh: Na biO2, não houve nenhum caso [do vírus], mas estamos vivenciando um período de muita atenção na prevenção e com responsabilidade. Para auxiliar na prevenção, implantamos novas regras na fábrica que já segue o sistema de segurança alimentar BPF certificado para auditoria mundial da SGS, respeitando rigorosamente todos os padrões de qualidade no processo de alimentos e adotamos ainda mais medidas preventivas de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) para assegurar a saúde de nosso time. 

Nas áreas administrativas, estamos trabalhando com a equipe reduzida em home office ou rodízio e nossa equipe comercial realiza os atendimentos aos supermercadistas, distribuidores, farmácias, empórios e lojas especializadas via telefone e WhatsApp, proporcionando mais comodidade e conforto para os clientes. 

2) Houve uma redução ou aumento na procura pelos produtos?

Farkuh: Houve um bom aumento na procura dos nossos clientes B2B e também em nossa loja online. Com o aumento do número de casos confirmados do coronavírus, muitas pessoas estão evitando sair de casa e optam pelas compras de produtos entregues em casa. Lançamos em março, o delivery biO2, com uma equipe própria para atender a demanda com mais segurança neste período de quarentena.

3) Como funciona o Delivery biO2?

Farkuh: Com os pedidos na Loja biO2 aumentando e, principalmente, para a cidade de São Paulo, a estratégia foi implantar uma nova forma de entrega além dos Correios e que unisse segurança, seguindo os protocolos de limpeza e higienização, com agilidade para atender a demanda.

A fábrica, que fica na Zona Sul de São Paulo, também é o centro de distribuição do e-commerce da marca. Com o time de logística bem próximo e que já entregam alimentos frescos e saudáveis para supermercados, farmácias e lojas especializadas, agora nossos carros próprios estão dedicados a entregar os produtos sem o cliente precisar sair para comprar, através do Delivery biO2.

O cliente compra online e recebe em casa em até 24h, para Grande São Paulo, exceto as sexta e sábado ou feriados que serão entregues no próximo dia útil. Uma solução para aproveitar nossos próprios recursos e deixar mais pessoas confortáveis, em segurança e em casa neste momento.

4) Qual a perspectiva de negócios para 2020 considerando o cenário atual?

Farkuh: É um momento em que precisamos estar atentos a cada ação planejada, com os mercados financeiros de todo o mundo refletindo os impactos dessa crise e ainda existem incertezas quanto aos seus impactos a longo prazo, várias medidas podem ser adotadas agora para melhorar a situação e é necessário considerar o amanhã e depois também. 

Em nossa experiência, agora é o momento de executar cenários para criar um plano independente de crise e mais adequado para seus negócios. 

Nós, como indústria alimentícia, vamos continuar firmes e fortes com nossa missão em fabricar alimentos saudáveis, com cuidado redobrado para que, mesmo em tempos como este, não falte alimentos e continuaremos entregando para nossos clientes, supermercados, e também nas casas das pessoas.

5) O que precisa ser feito para amenizar os impactos da doença?

Farkuh: Estamos passando por um período que exige muita atenção, prevenção, responsabilidade e principalmente respeito ao próximo. Para vencermos o Covid-19, assim como outros vírus e bactérias, dependemos de nossa imunidade boa e para nos mantermos forte precisamos de uma dieta saudável e equilibrada, a base de alimentos naturais, orgânicos, livre de ingredientes artificiais, baixo teor de sódio e teor reduzido de açúcar.

Uma dieta a base de plantas, vegana ou plant-based, segundo OMS, previne doenças e a biO2 acredita que ter variedade e muitos alimentos frescos e minimamente processados sem aditivos químicos ou artificiais auxiliam na prevenção e na vitalidade do organismo como meio para combate de doenças. Nosso sistema imunológico não depende apenas de fatores biológicos, trabalhar o controle do estresse e ansiedade é fundamental para o caso do Covid-19.

Sejamos solidários com aqueles que precisam de apoio e cuidado, é necessário preservar e adaptar nossas rotinas seguir as regras e ter paciência nas relações pessoais e profissionais. Em breve, nós iremos vencer este vírus e voltaremos todos às nossas atividades, com mais consciência e com novos valores estabelecidos em nossas sociedades.