UNESCO premia iniciativas de empoderamento digital de pessoas com deficiência

(Foto: Reprodução/ Fundação FEAC)

Até o dia 14 de outubro, estão abertas as inscrições para o Prêmio UNESCO/ Emir Jaber al-Ahmad al-Jaber al-Sabah de Empoderamento Digital das Pessoas com Deficiência. A ação visa reconhecer as iniciativas que promovem a inclusão e a valorização da vida das pessoas com deficiência na sociedade, através da aplicação eficaz, inovadora e inclusiva das soluções digitais.

“Tive a sorte de ter acesso a tecnologia de ponta, o que me permitiu continuar com o meu trabalho e comunicar as minhas teorias, pensamentos e ideias, mesmo depois que minha doença roubou da minha voz a fala natural. Sem essa tecnologia, eu estaria mudo, um prisioneiro dentro da minha própria mente. Eu não seria capaz de pedir uma xícara de chá, muito menos de escrever a minha teoria de como o universo começou”, conta o professor e físico Stephen Hawking.

A premiação é destinada a indivíduos e instituições – e não a projetos e programas – que criaram atividades que contribuem para a capacitação digital de pessoas com deficiência, fazendo com que elas tenham mais poder e controle sobre suas vidas, participação e contribuição para o desenvolvimento da sociedade, bem como experiências de vida melhores.

O prêmio disponível para o prêmio é de US$ 40 mil dólares, a cada dois anos, que será distribuído igualmente entre os vencedores. Para mais informações, acesse: http://en.unesco.org/prizes/digital-empowerment