Hoje é o Dia Universal da Criança

imagem - Google

Dia 20 de novembro é o Dia Universal da Criança, data da histórica Convenção sobre os Direitos da Criança há 26 anos. Para o GT Criança e Adolescente da Rede Nossa São Paulo, a data é uma oportunidade valiosa para representantes do poder público e de organizações da sociedade civil reafirmarem seu compromisso com a garantia dos direitos de meninas e meninos da cidade de São Paulo.

A pesquisa IRBEM Criança e Adolescente fez perguntas  para a pesquisa com temas do cotidiano de meninas e meninos, como escola e amigos, e apuram seu conhecimento e avaliação das instituições, como Prefeitura e Câmara Municipal. São analisadas 13 áreas relacionadas à qualidade de vida em São Paulo. O estudo mostra que, infelizmente, quase metade dos entrevistados gostaria de ir embora de São Paulo, mesmo a maioria tendo nascido na cidade.

  • 56% sentem medo da violência na cidade,
  • 20% temem a própria polícia;
  • 74% manifestam insatisfação com a preservação de rios, lagos e represas.

O levantamento apurou que a satisfação entre eles é tanto maior quanto mais intensa é sua vida cultural e social.  Outros dados relevam que:

  • 7,3 é a nota média dada à educação pelas crianças e os adolescentes entrevistados, em uma escala de 0 a 10. O conhecimento dos professores sobre o que ensinam recebe a melhor avaliação (nota 8). A conservação e limpeza da sala de aula, pátio, corredores e banheiros da sua escola são os itens pior avaliados, com nota de 6,4.
  • É maior a satisfação entre as crianças de 10 a 11 anos no que diz respeito à prática de esportes, a viagens e contato com a natureza. A insatisfação com os atributos cresce à medida que aumenta a idade. O mesmo movimento pode ser observado em relação à classe econômica: a satisfação cresce de acordo com o aumento da classe.
  • Na área de saúde, a pior avaliação ficou com o tempo de espera para ser atendido em equipamentos como postos de saúde e hospitais, recebendo nota de 4,4.

O conteúdo completo está disponível em: http://www.nossasaopaulo.org.br/portal/arquivos/irbem/criancaeadolescente-apresentacao2015.pdf