México registra terremoto de 8.2 O pior em 100 anos

Foto - site Jornal Excelsior

*atualizado às 11h55

Um terremoto de 8,2 graus sacudiu a costa sul do México, na divisa com a Guatemala, no fim da noite de quinta-feira, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). Até o momento pelo menos seis mortes foram confirmadas no Estado de Chiapas, e o presidente do País, Enrique Peña Nieto, acionou a operação de proteção civil para levantar quais são os danos. Há informações de mais de 30 mortos.

O presidente do México, Enrique Peña Nieto, advertiu à população ser provável que nas próximas 24 horas aconteça uma forte réplica do terremoto de magnitude de 8,2 na escala de Richter, ainda que de “um grau menor”.

Em declarações à emissora “Televisa”, Peña Nieto disse que “será necessário ser mais do que atento”, já que a réplica pode superar a magnitude de 7, após lembrar que em 1985 ocorreu uma réplica muito potente de 7,5 graus, no dia seguinte ao primeiro terremoto de magnitude 8,1, no dia 19 de setembro.

Segundo o Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico (PTWC), o tremor, que aconteceu a uma profundidade de 33 km, provocou grandes ondas. Foi confirmado um tsunami de 0,7 metros, e estão em alerta a Guatemala, El Salvador, Costa Rica, Nicaragua, Panamá, Honduras e Equador.

Clique aqui e acompanhe as informações pela Televisa do México

Consignan a tres presidentes municipales de Michoacán