Área de estudo leva soluções alternativas para diversas atuações, da saúde à produção de energia.
A biotecnologia é uma área de estudo que busca aplicar os avanços da tecnologia nas áreas de ciências biológicas. Esse estudo interfere diretamente na vida de todos os seres vivos, permitindo que os avanços nas indústrias e universidades cheguem a cada vez mais lugares, ampliando as possibilidades.
Seja em um curso de biomedicina EADou presencial, ou em uma indústria de alta tecnologia, as descobertas na área de biotecnologia estão revolucionando a maneira que o ser humano se relaciona com o meio ambiente e consigo mesmo.
Permitindo avanços na área da saúde, agricultura, na indústria farmacêutica, química e muitos outros ambientes, a grande promessa da biotecnologia está na possibilidade de avançar técnicas e tratamentos caminhando com a sustentabilidade.
Biotecnologia e sustentabilidade
As mais recentes descobertas da biotecnologia permitem que o ser humano possa conservar o solo, proteger habitats, economizar água e salvar a biodiversidade. Com isso, além de ajudar na produção de alimentos e recuperação de espaços, a biotecnologia melhora a qualidade de vida e a saúde dos agricultores e de todos os seres vivos no planeta Terra.
Com mais de 7 bilhões de habitantes e com a perspectiva de chegar a até 9 bilhões em 2050, é necessário encontrar soluções para suprir as demandas de tantas pessoas ao redor do planeta.
Por isso, para evitar a degradação da natureza e a falta de recursos essenciais, estudiosos usam a biotecnologia para encontrar soluções mais inteligentes e ecologicamente responsáveis, evitando o uso de fontes de energia nocivas ou utilizando recursos com maior consciência.
Um dos mais importantes conceitos que está ligado à biotecnologia é a economia verde, com a possibilidade de fazer mais utilizando menos os recursos naturais que estão disponíveis, como uma forma de minimizar os impactos no meio ambiente.
Além disso, a biotecnologia pode ajudar na erradicação da miséria e da pobreza ao redor do mundo, permitindo uma produção de alimentos que consiga suprir as demandas, sem aumentar os custos ou prejudicar o meio ambiente.
Ela também é uma oportunidade para o mercado de trabalho. Seja para quem investe em conhecimento e especializações no setor ou para quem trabalha como mão de obra na implementação dessas novas técnicas e instrumentos, a ideia é que a biotecnologia ajude a ampliar ainda mais as possibilidades, ajudando o meio ambiente e o ser humano a superar suas grandes dificuldades.