IIS e PUC-Rio criam Centro de Ciências em Conservação e Sustentabilidade

(Foto: Reprodução)

Aproveitando a Conferência do Clima, em Paris, o Instituto Internacional para Sustentabilidade (IIS) e a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) anunciaram a criação do Centro de Ciências da Conservação e Sustentabilidade do Rio (CSRio). O Centro terá como objetivo a produção de pesquisas de base e subsidiar políticas públicas nacionais e internacionais.

Segundo a diretora do IIS, Agnieszka Latawiec, os centros de pesquisa “são cada vez mais presentes em todo o mundo por conta da crescente demanda por pesquisas científicas que contribuam para a expansão do conhecimento, o desenvolvimento de novos métodos, conceitos e ferramentas e a aplicação práticas no contexto dos grandes desafios da sustentabilidade”, explicou.

Em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, os projetos de pesquisa a serem desenvolvidos pelo CSRio, nos próximos cinco anos, terão como foco a conservação e a determinação de áreas prioritárias para a restauração florestal em larga escala, além de desenvolver análises regionais e globais relacionadas à conservação da biodiversidade e da sustentabilidade.

As pesquisas também contam com a colaboração dos parceiros internacionais do Centro, como: a Universidade de Cambridge, no Reino Unido; o World Conservation Monitoring Centre, da ONU; e o International Institute for Applied System Analysis, instituto de pesquisa que desenvolve projeções globais para a ONU.