Premiação do Oscar terá medidas de sustentabilidade

(Foto: Pixabay)

O Oscar, principal cerimônia do cinema, anunciou que o uso de garrafas plásticas estão proibidas e todos os alimentos servidos na cerimônia deste ano serão produzidos de forma sustentável. A premiação segue a tendência de adotar medidas de sustentabilidade para combater às mudanças climáticas. 

No mês passado, o Globo de Ouro, o Screen Actors Guild e o Critics’ Choice Awards tiveram um cardápio totalmente vegano pela primeira vez. O BAFTA Awards lançou um plano de sustentabilidade para neutralizar as suas emissões, que incluiu até o tapete vermelho. 

“Consumir animais não é mais uma escolha pessoal justa. Ela traz uma consequência vasta e drástica para o resto do mundo e a todos nós”, disse Joaquin Phoenix, indicado ao prêmio de Melhor Ator por “Coringa”.

As mudanças em premiações da televisão e do cinema seguem o movimento de atores de Hollywood que defendem a preservação do planeta.

Os artistas estão trocando aviões e jatinhos por carros híbridos ou elétricos enquanto viajam. A atriz Jane Fonda tem promovido protestos contra as mudanças climáticas em Washington e em Los Angeles, inspirados no movimento da ativista Greta Thunberg.

Para Daniel Hinerfeld, diretor de parcerias de conteúdo do Conselho Natural de Defesa de Recursos, a publicidade em torno de ações como o jantar vegano “mostra o poder de Hollywood para iniciar debates, estabelecer tendências e mudar atitudes”. Mas, ao mesmo tempo, a indústria ainda precisa fazer mais para estimular mudanças.