Rio de Janeiro ganha prêmio internacional de referência em sustentabilidade

rio de janeiro
(Foto: Unsplash)

A Prefeitura do Rio de Janeiro venceu o Desafio Das Cidades pelo Planeta no Brasil, título internacional concedido pela WWF, em parceria com o ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade. O Desafio incentiva e reconhece os esforços governamentais em direção a um futuro mais sustentável.

O Rio venceu projetos de sustentabilidade de diversas pastas e uma gestão de dados eficiente sobre as mudanças climáticas reportados na plataforma pública pela qual as cidades são avaliadas.

As iniciativas com foco em sustentabilidade têm o apoio da gestão de dados do Instituto Pereira Passos (IPP), responsável pela coleta e análise de dados necessários para o planejamento, implementação e monitoramento de ações de enfrentamento à mudança do clima no município. Esses dados são reportados para o Carbon Disclosure Project (CDP).

A Governança Climática da Cidade tem ainda como eixo central o Plano de Ação Climática, que integra ao Plano de Desenvolvimento Sustentável as estratégias de mitigação de carbono e de adaptação do território municipal aos efeitos do aquecimento global.

O Plano de Ação Climática modela cenários futuros de emissões e constrói estratégias de mitigação dessas emissões, para que a cidade alcance a neutralidade de carbono em 2050. Esse esforço conta com o apoio técnico da Rede de Cidades C40.

“O papel do Plano de Desenvolvimento Sustentável e do Plano de Ação Climática são de alta relevância para o planejamento central da cidade, já que permitem a estruturação dos projetos municipais de forma associada à estratégia de neutralização de carbono e à adaptação aos riscos climáticos; visando ampliar e distribuir pela população os benefícios sociais, ambientais e econômicos decorrentes da implementação dos planos”, afirma Anderson Simões, subsecretário de Acompanhamento de Resultados da Casa Civil.