Sustentabilidade no agronegócio deve crescer no pós-pandemia

(Foto: Agricultura/ Governo do Tocantins)

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, acredita que as discussões sobre sustentabilidade entre países e entre consumidores finais devem crescer após a pandemia de Covid-19, durante o Webinar “Cafés Brasileiros” com o setor de cafés especiais.

Ela afirmou que o consumidor exigirá cada vez mais sobre a origem dos produtos, certificação, rastreabilidade e sobre a embalagem. A ministra ainda ressaltou que o Brasil deve estar preparado para atender as exigências do mercado internacional.

“Devemos estar cientes e preparados para atender as exigências do mercado internacional, por meio da cooperação entre governo e a cadeia produtiva. Os desafios são grandes e será preciso engajamento do setor privado, em um processo robusto de governança para o País avançar”, disse Tereza Cristina.

O correto manejo florestal é outro fator que será impulsionado nos próximos anos. Segundo a ministra, o novo Plano Safra 2020-2021 prevê recursos para garantir a inclusão do agricultor familiar junto às cadeias de maior valor agregado, favorecendo inclusive o pequeno produtor.