27 de Maio é Dia da Mata Atlântica

27 de Maio é Dia da Mata Atlântica. A região acompanha toda costa brasileira e é um dos biomas mais ricos do Brasil e do mundo.

A ONG SOS Mata Atlântica, que em 2016 completará 30 anos na defesa desse bioma, conseguiu realizar diversas ações e a implantação de políticas públicas que preservaram a Mata Atlântica em seus 17 estados da federação.

A ONG lançou a publicação Conhecimento, uma revista com informações importantes sobre a defesa da mata, mar e cidades. Acesse – https://www.sosma.org.br/wp-content/uploads/2015/05/CONHECIMENTO_Coletanea-2014.pdf

Acervo do fotógrafo Zig Koch pode ser vista no site do Projeto Organics Brasil. São deles, as fotos dos biomas que mostram para o mundo, a diversidade e os produtos orgânicos do Brasil para o mundo – http://www.organicsbrasil.org.br/pt/mata-atlantica

Mata Atlântica abrangia uma área equivalente a 1.315.460 km2 e estendia-se originalmente ao longo de 17 Estados (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Alagoas, Sergipe, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí).

Hoje, restam 8,5 % de remanescentes florestais acima de 100 hectares do que existia originalmente. Somados todos os fragmentos de floresta nativa acima de 3 hectares, temos atualmente 12,5%. É um Hotspot mundial, ou seja, uma das áreas mais ricas em biodiversidade e mais ameaçadas do planeta e também decretada Reserva da Biosfera pela Unesco e Patrimônio Nacional, na Constituição Federal de 1988.

Saiba mais sobre a Mata Atlântica – https://www.sosma.org.br/nossa-causa/a-mata-atlantica/