40% dos brasileiros não separam o lixo

caçamba com lixo
(Foto: Pixabay)

Quatro em cada 10 brasileiros não separam o lixo orgânico do reciclável e 76% não fazem a separação por tipo de material, revela nova pesquisa do Ibope, divulgada na terça-feira (05), quando é celebrado os Dias da Reciclagem e o do Meio Ambiente.

O levantamento também constatou que, apesar dos brasileiros não separarem o lixo, 88% concordaram que deve ser descartado corretamente e 95% acham a reciclagem importante para o futuro do planeta.

Em relação a coleta seletiva, 50% afirmaram que não utilizam nenhum serviço do tipo, 45% têm dificuldade para encontrar informações sobre a coleta onde moram e 39% acham difícil encontrar informações de reciclagem nos rótulos dos produtos.

Segundo a gerente de atendimento e planejamento do Ibope Inteligência, Soraia Amaral Silva, “Em todos esses índices, aqueles que separam o lixo têm maior nível de informação do que os que não separam, apontando problemas de informação”.

Porém a desinformação não é um obstáculo, ressalta Soraia. “A distância entre informação e ação pode ser vista por exemplo na concordância com a frase ‘Um canudo a mais não fará diferença no mundo’: 79% dos que separam o lixo discordam da frase, versus 69%, dos que não separam. Há diferença no nível de informação/consciência, mas a maioria discorda que não haja impacto, só que em suas casas têm posturas diferentes”, finaliza.

** Com informações do G1