Alemanha propõe transporte público gratuito para conter poluição

(Foto: Pixabay)

O governo da Alemanha estuda um projeto de lei para tornar o transporte público gratuito nas cidades mais poluídas do país. O objetivo é encorajar os alemães a deixar o carro em casa e reduzir a poluição, explica carta assinada pelos ministros do Meio Ambiente, Barbara Hendricks, da Agricultura, Christian Schmidt, e pelo chefe da Chancelaria Federal, Peter Altmaier.

Para testar a eficácia do projeto, foram selecionadas cinco cidades: Bonn, Essen, Reutlingen, Mannheim e Herrenberg, ao sul de Stuttgart – um dos municípios mais poluídos.

Além de zerar a tarifa do transporte público, a carta propõe a criação de “áreas de baixas emissões” para veículos pesados, o aumento do número de táxis elétricos e aumentar os incentivos para veículos elétricos.

Procurado pela Deutsche Welle, o prefeito de Bonn, Ashok Sridharan, afirmou ter sido avisado dos planos do governo, mas que o projeto ainda não está em fase de planejamento.

O projeto foi criado sob a pressão da União Europeia, que sobre a Alemanha e outros oito países-membros a reduzir as emissões de poluentes por veículos e melhorar a qualidade do ar.

** com informações da Deutsche Welle