Carnaval: Saiba como ter segurança

(Foto: Reprodução/ Google)

Com a aglomeração de pessoas, os blocos de rua e a praia podem ser um ambiente propício para furtos e roubos. Para prevenir estas situações, leve apenas o essencial como carteira de identidade (RG ou CNH), dinheiro ou cartão (crédito ou débito), chave de casa e celular (se for necessário).

O especialista em segurança Diógenes Lucca recomenda levar um papel com os principais números de telefone anotados, caso você perca o celular, ele seja furtado ou fique sem bateria. Além disso, defina pontos de encontro com os amigos. Caso vocês se percam, fica fácil achar o outro.

Evite levar mochilas e bolsas, por isso utilize roupas seguras, que permitam guardar os objetos nos bolsos da frente ou da lateral, desde que estes apresentem velcro ou botão. E nunca coloque o celular ou objetos de valor nos bolsos de trás.

Lucca ainda aconselha que em casos de assalto, independente se o criminoso estiver armado ou não, é importante não reagir e fazer registro do furto. Em alguns estados, a denúncia pode ser feita online.

Em casos de assédio, ameaça, lesão corporal e até mesmo estupros, a pessoa deve se encaminhar a delegacia mais próxima ou falar com os policiais, nas ruas, para que tenha o encaminhamento adequado.

Caso vá consumir bebidas alcoólicas, não compre os produtos de ambulantes desconhecidos, não compartilhe o copo com ninguém e nem o deixe longe de você. E lembre-se: se beber, não dirija.

** Com informações do G1