Curitiba terá Centro de Agricultura Urbana e Economia Criativa

(Foto: IPPUC/ Divulgação)

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, autorizou a criação de um centro de referência em Agricultura Urbana e Economia Criativa em uma área próxima à Rodoferroviária no Vale do Pinhão.

Desenvolvido pela Secretaria Municipal do Abastecimento em parceria com a concessionária Rumo, o projeto visa incentivar a agricultura urbana na cidade. Atualmente, 848 famílias participam das hortas urbanas espalhadas pela capital paranaense e 85 escolas possuem as suas próprias plantações, segundo a prefeitura.

“Será uma escola de ecologia humana, uma evocação às antigas chácaras da região, desde o Barão do Capanema na área que deu origem ao Jardim Botânico. Do computador ao arado. Os cybercidadãos voltam a mexer na terra, porque semear é preciso”, afirmou Greca.

Além dos cursos voltados para a agricultura, o centro terá uma infraestrutura sustentável, que prevê o uso de energia solar e eólica, captação de água da chuva para irrigação, telhados verdes destinados ao plantio, entre outros.

Na semana passada, o prefeito anunciou a criação de uma nova lei que permite a criação de hortas em espaços públicos pelos próprios cidadãos. Para a autoridade, a agricultura urbana é um movimento mundial, que não pode ser considerado um modismo.

O governo de Curitiba tem desenvolvido iniciativas como estas para promover a educação ambiental na cidade. No início de junho, as secretarias municipais de Educação e do Meio Ambiente lançaram um projeto para definir a Política Municipal de Educação Ambiental e das Diretrizes Curriculares Municipais de Educação Ambiental.

Segundo a superintendente de Controle Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente, Marilza Dias, a ideia é continuar trabalhando com a educação formal e a comunidade para consolidar as ações de sustentabilidade.

“Nosso objetivo é sempre sensibilizar a população para a construção de uma cidade cada vez mais sustentável, uma prática efetiva e de sucesso”, disse Dias.

** Com informações da prefeitura de Curitiba