Fortaleza implantará microparques e ciclovias arborizadas

fortaleza
(Foto: Divulgação/ Governo Ceará)

A prefeitura de Fortaleza lançou o programa Fortaleza Mais Verde, que irá implantar corredores cicloviários verdes e microparques urbanos para preservar, garantir e ampliar progressivamente a cobertura verde no município.

Com execução prevista para iniciar ainda neste mês, o projeto prevê a implantação de uma ciclofaixa por mês e o plantio de três mil árvores. Até o fim de 2020, serão implementados 19 quilômetros de vias arborizadas nas avenidas Domingos Olímpio, Presidente Castelo Branco, Santos Dumont e Rogaciano Leite, além da Rua Urucutuba, na Granja Lisboa. E serão plantados ipês, oitis, mungubas, angicos, sibipirunas, chichás, entre outros

O Programa também vai transformar áreas verdes públicas em pequenos parques urbanos, oara expandir as áreas naturais, a criação de novos espaços e o estímulo à consciência ambiental.

Diversos componentes devem ser instalados conforme a disponibilidade logística e espacial de cada parque, entre eles, iluminação específica, gradis, totens, acessos adequados, paraciclos, mobiliários urbanos, áreas contemplativas, hortas, espaços desportivos e equipamentos infantis.

Os territórios serão selecionados a partir da implantação do primeiro microparque, previsto para a Avenida Francisco Sá. A intervenção deverá contemplar um território equivalente a 2 mil metros quadrados. As obras devem ser iniciadas em setembro e concluídas em novembro deste ano.