Governo lança programa para incentivar cidades sustentáveis

(Foto: Sérgio Souza/ Unsplash)

O governo federal lançou o Programa Nacional de Estratégias para Cidades Inteligentes Sustentáveis, para impulsionar soluções e transformar as cidades brasileiras em inteligentes.

Cidades inteligentes usam infraestrutura de tecnologia, inovação e comunicação para promover o bem estar social, ambiental, cultural e econômico.

Segundo o secretário nacional de Telecomunicações e Políticas Digitais do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Vitor Menezes, o monitoramento de lavouras, os sistemas de aproveitamento de água de chuva, o prontuário eletrônico e a mobilidade urbana são alguns dos pontos que serão abordados pelo programa.

“O Brasil tem um problema de infraestrutura. A maioria das cidades, muitas vezes, não têm infraestrutura de conectividade. Então não dá para falar em cidades inteligentes se não temos conectividade. Precisamos evoluir com nivelamento, cercando indicadores, para que possamos ter um plano nacional bastante estruturado. Isso não é um programa de meses, mas de anos. E é um programa de constante evolução também”, disse.

De acordo com o secretário, o plano começará com a criação da Câmara Nacional de Cidades Inteligentes e deverá ser publicado, em breve, um decreto estabelecendo a política nacional para as cidades inteligentes sustentáveis.

** Com informações da Agência Brasil