Los Angeles cria asfalto com garrafas PET recicladas

(Foto: Technisoil Industrial)

A prefeitura de Los Angeles, na Califórnia (EUA), e a empresa TechniSoil Industrial vão pavimentar uma rua no centro da capital californiana com asfalto feito, em parte, com garrafas plásticas recicladas. Esta é a primeira vez que a técnica é usada no mundo.

O material foi projetado pela TechniSoil. A empresa usa uma máquina chamada “trem de reciclagem”, que tritura o asfalto que está na rua, envia o material para uma unidade na parte de trás que esmaga o material para um tamanho específico e depois o mistura com o plástico.

Antes do processo com o asfalto, o plástico é reciclado e fragmentado em pedaços minúsculos, que são fundidos e transformados em um óleo. A substância é misturado com os resíduos de asfalto e usado na pavimentação de ruas, autoestradas e avenidas.

A mistura substitui o betume, um lodo restante do refino de petróleo usado para manter o asfalto unido.

Em entrevista à Fast Company, o presidente da empresa, Sean Weaver, afirmou que os “novos ligantes sintéticos vão transformar o mercado global de construção ou reabilitação” já que será possível reciclar 100% da superfície superior da estrada, triturá-la e colocá-la de volta no chão, e ser tão durável quanto ao original.

A prefeitura de Los Angeles pretende estabelecer pontos de coleta em toda a cidade para arrecadar o volume necessário de plástico e expandir o projeto.

** Com informações do Fast Company