Nova lei de emissões para veículos pesados passa a valer em 2022

(Foto: Pixabay)

A partir de janeiro de 2022, passa a valer os novos limites de emissões e ruídos para veículos pesados, como ônibus e caminhões no Brasil.

Os modelos inéditos serão os primeiros que devem seguir a regra e no ano seguinte, as exigências serão para todos os veículos que saírem das fábricas.

Os veículos deverão ter obrigatoriamente um sistema semelhante ao “start-stop”, que desliga o motor automaticamente em paradas e o religa assim que o pedal de freio é liberado. Nos caminhões e ônibus, porém, o equipamento só atuará desligando o motor após 5 minutos de inatividade em condição de marcha lenta com o veículo parado.

As regras são semelhantes às do Euro 6, adotado na Europa. Para as emissões de NOx (óxidos de nitrogênio), o número limite passou para 0,4 g/kWh – antes, era de 2 g/kWh, nas normas do Euro 5.

“Ao adotar os padrões de emissão de veículos Euro 6, o Brasil poderá alcançar uma redução de até 99% na emissão de poluentes como partículas finas, reduzindo o risco de doença cardíaca isquêmica, câncer de pulmão, acidente vascular cerebral e asma”, afirma o Ibama.

** Com informações do Auto Esporte