O que você precisa saber para votar neste domingo

(Foto: Pixabay)

O próximo dia 15 de novembro, além de ser o Dia da Proclamação da República, é dia de eleição. Nós sabemos como é importante votar nos candidatos com as melhores propostas para prefeito e vereador. Preparamos alguns itens para te ajudar a escolher o seu candidato e a tomar os cuidados necessários na hora de votar.

Protocolo de Segurança

Devido à pandemia de Covid-19, a Justiça Eleitoral preparou um plano de segurança sanitária com recomendações aos eleitores. É obrigatório levar um documento oficial com foto (RG, passaporte, carteira de habilitação, categoria profissional reconhecida por foto, etc) e a máscara. A apresentação do título de eleitor não é obrigatória e a biometria está suspensa neste ano.

O TSE recomenda que o eleitor leve sua própria caneta para assinar o caderno de votação. Os mesários poderão emprestar o objeto ao eleitor “mediante limpeza prévia e posterior”. Os eleitores que não levarem a caneta não serão impedidos de votar.

O eleitor que já fez o cadastro biométrico pode utilizar o aplicativo e-Título, que apresenta o título de eleitor digital que traz informações, serviços e a fotografia. O eleitor pode mostrar somente a tela do celular ao mesário, sem apresentar os documentos em papel. Entretanto, não é permitido portar o aparelho celular dentro da cabine de votação.

Dentro da cabine, também são proibidos máquinas fotográficas, filmadoras, equipamento de radiocomunicação ou quaisquer instrumentos que possam comprometer o sigilo do voto.

Se o eleitor estiver com sintomas de Covid-19, como febre, o TSE recomenda não sair de casa. Também não é recomendada levar crianças e acompanhantes.

Candidatos

Alguns candidatos a prefeito e a vereador se comprometeram a promover a agroecologia e ao veganismo, e a combater às mudanças climáticas, se eleitos. Clique nos links abaixo para saber mais:

+ Candidatos a eleição assinam carta de compromisso com veganismo popular

+ Instituto Brasil Orgânico divulga pautas importantes para eleições municipais

+ Articulação Nacional de Agroecologia promove campanha eleitoral para candidatos promoverem práticas agroecológicas