Petição pede mudanças na concessão do Parque do Ibirapuera

Viveiro Manequinho Lopes (Foto: Reprodução/ Ibirapuera)

Uma petição online pede a conservação dos prédios públicos e dos espaços naturais do Viveiro Manequinho Lopes e do Parque do Ibirapuera, em São Paulo.

A iniciativa é contra o edital de concessão para a prestação dos serviços de gestão, operação e manutenção do Parque do Ibirapuera e do Viveiro Manequinho Lopes, por “desvalorizar e desvirtuar o valor ambiental e histórico” dos patrimônios paulistanos tombados.

“A proposta de concessão altera a finalidade do Viveiro Manequinho Lopes, de produção de mudas para praça de alimentação, transformando a Casa dos Agrônomos em lanchonete, suprime o posto de atendimento a animais silvestres, quer demolição de salas de aula de Jardinagem, realoca o CECCO Ibirapuera, que atende a Terceira Idade e pacientes em tratamento de saúde mental, colocando o serviço em situação indefinida, altera o uso de domínio público para objeto de pagamento”, afirma a petição.

A proposta prevê no local a construção de estabelecimentos comerciais, dezenas de restaurantes, nove lanchonetes, lojinhas de suvenires e transformar parte do Viveiro em um imenso playground ao ar livre.

O edital divulgado pela Prefeitura de São Paulo também dá a concessão de mais cinco parques à iniciativa privada. São eles: o Tenente Roberto Faria Lima, Jacinto Alberto e o Jardim da Felicidade, na Zona Norte; o Parque Lajeado, na Zona Leste; e o Parque dos Eucaliptos, na Zona Sul.

A permissão terá duração de 35 anos e será vencida pela empresa e/ou consórcio que apresentar o maior valor a prefeitura, que estipulou o valor mínimo de R$1,9 milhão para o pacote de parques.

Segundo o governo municipal, o ganho estimado para o período de 35 anos deve ser em torno de R$1,6 bilhão, incluindo investimentos, outorga, desoneração e Impostos Sobre Serviços (ISS).

O edital de concessão está sob consulta pública e no próximo dia 14, será realizada uma audiência para debater o tema no Auditório da UMAPAZ, no Parque Ibirapuera, situado na Av. Quarto Centenário, 1268, Jardim Luzitânia.

** com informações do G1