Piauí terá um novo Complexo Fotovoltaico em 2019

(Foto: Freepik)

O município de Brasileira, no Piauí, ganhará o Complexo Fotovoltaico Marangatu, uma área de 2.100 hectares com 18 usinas fotovoltaicas, que totalizará 540 megawatts (MW) de potência instalada após a conclusão das obras.

O complexo será construído pelo Grupo Interalli, empresa do ramo de terminais portuários, logística e agronegócio. A previsão para início das obras é o segundo semestre de 2019.

“O Complexo Marangatu será instalado em uma área com altos níveis de radiação solar e vai contribuir para atender à crescente demanda de energia do país”, afirma Fabrício Slavieiro Fumagalli, diretor do Grupo Interalli.

O Piauí é o estado com retorno de investimentos feitos em projetos de geração solar fotovoltaica mais rápido, de acordo com levantamento da comercializadora Comerc Solar. O ranking leva em conta a irradiação solar de cada região, a tarifa de energia convencional cobrada no local e a taxa de ICMS em vigor no estado.

Dados da Agência Nacional de Energia Elétrica indicam que a geração de eletricidade a partir da captação em painéis instalados nos telhados das casas ou no terreno do estacionamento das empresas chega a 136 MW, em 16,4 mil unidades no Brasil.